Se você usa o WhatsApp Web, fique atento. Usuários desta versão do app de mensagens estão tendo seus números de celular indexados pelo Google.

Com isso, o telefone fica exposto nos resultados de qualquer busca. O alerta foi feito pelo pesquisador digital independente Rajshekhar Rajaharia.

publicidade

Essencialmente, o WhatsApp Web espelha chats no celular, permitindo que você os conduza pelo computador pessoal. O problema é quando esse espelhamento acaba expondo informações pessoais na rede.

A informação bate com outro problema enfrentado pelo mensageiro há um bom tempo. Se você digitasse na busca do Google os termos “site:chat.whatsapp.com”, receberia como retorno uma série de links de grupos do mensageiro. Alguns destes, privados.

Na época, a situação foi resolvida após o WhatsApp pedir ao Google para que abandonasse a indexação. Hoje, o retorno da busca só resulta em uma página de “nenhum resultado encontrado”.

Entretanto, isso não mudou a situação em um nível aprofundado. Segundo Rajaharia, apesar do WhatsApp aconselhar o Google a remover os links de grupos de chat de antes, os números de telefone via aplicação web agora são indexados pela busca. WhatsApp e Google não comentaram o caso.