EnglishPortugueseSpanish

O Gmail é o serviço de e-mail preferido de muitos brasileiros, já que ele é do Google e te dá acesso a diversas funções, inclusive contando com o seu aplicativo pré-instalado em celulares com o Android. Assim, ao mandar muitos e-mails, você já deve ter sentido a necessidade de liberar espaço no Gmail, uma vez que isto não é ilimitado.

A boa notícia é que com o próprio sistema de busca do Gmail e alguns outros truques, você consegue fazer uma verdadeira limpeza no serviço. A seguir, confira 5 dicas para liberar espaço no Gmail.

publicidade

Importante

Apesar de o processo exibido abaixo também poder ser realizado no celular, assim como neste tutorial, é recomendado que ele seja feito em um computador por conta de sua interface mais limpa e intuitiva.

Como liberar espaço apagando os maiores e-mails do Gmail ou com anexos

Quando você recebe um e-mail apenas com texto, provavelmente ele deve ocupar pouco espaço em sua caixa de entrada. Entretanto, os e-mails que trazem anexos são um verdadeiro problema, principalmente para quem trabalha com muitos arquivos.

Assim, uma boa ideia é usar o campo de busca do Gmail para encontrar os e-mails que ocupam um grande espaço. Já a recomendação aqui fica por pesquisar por e-mails que tenham o tamanho maior que “500 KB”. Vale lembrar que a média de e-mails com o tamanho como fica em torno de 200 KB ou até menos.

Como liberar espaço no Gmail apagando e-mails grandes

Se você preferir, ainda na caixa de buscas do Gmail, você pode pedir para ele listar apenas os e-mails que contenham anexos sem a necessidade de especificar tamanho.

publicidade
Como liberar espaço no Gmail apagando e-mails com anexos

Apague os e-mails mais antigos

Apesar de muitos e-mails não ocuparem tanto espaço individualmente, uma grande quantidade deles ainda se torna um problema para você. Então, utilize a busca do Gmail também para encontrar os e-mails mais antigos em sua caixa da entrada.

Como liberar espaço no Gmail apagando e-mails antigos

A partir disto, tudo o que você julgar não ser importante pode ser apagado de uma vez só. Então, não há a necessidade de ir página por página para chegar até os e-mails mais antigos. Se o filtro anterior ainda não foi o suficiente, clique em “Qualquer período” para poder escolher um “Intervalo personalizado”.

Como liberar espaço no Gmail apagando e-mails antigos 2

Apague a pasta de spam

Mesmo sem aparecer diretamente na sua caixa de entrada, os e-mails que estão pasta spam podem consumir um espaço precioso. Assim, pelo menu lateral do Gmail, acesse esta parte do Gmail e apague tudo o que não for de seu interesse.

Sempre esvazie a lixeira

Ao você apagar um e-mail no Gmail, na verdade, ele ainda vai estar ocupando espaço por continuar na “Lixeira”. Por padrão, o Google esvazia a lixeira do Gmail de forma automática após 30 dias, mas se você estiver precisando de espaço com urgência, uma boa ideia é acessá-la de forma manual.

Como liberar espaço no Gmail esvaziando a lixeira

Assim como a pasta de spam, a Lixeira do Gmail, como mostra a imagem acima, também pode ser acessada através do menu lateral de sua interface. Para esvaziar a lixeira por completo, clique em “Esvaziar a lixeira agora”.

Configure o download POP e use um cliente de e-mail

Uma alternativa interessante e que não envolve necessariamente apagar arquivos também pode atender a necessidade de muitos. Ao usar um cliente de e-mail no computador como o próprio Outlook, Microsoft Mail ou Thunderbird, você pode pedir para que e-mails sejam apagados automaticamente do Gmail, mas não de sua máquina. Veja como usar esta função:

1. Acesse o serviço do Gmail normalmente em seu navegador;

2. Clique no ícone da engrenagem e vá em “Ver todas as configurações”;

Como liberar espaço no Gmail configurando o download POP - Passo 1

3. Entre em “Encaminhamento e POP/IMAP;

Como liberar espaço no Gmail configurando o download POP - Passo 2

4. Selecione se o processo deve ser para “todos e-mails” ou para “os e-mails que chegarem a partir de agora”;

Como liberar espaço no Gmail configurando o download POP - Passo 3

5. Então, em “Quando as mensagens são acessadas com o POP”, selecione a opção “Excluir cópia do Gmail”;

Como liberar espaço no Gmail configurando o download POP - Passo 4

6. Clique em “Salvar alterações”;

Como liberar espaço no Gmail configurando o download POP - Passo 5

7. Para saber como configurar o Gmail em clientes de e-mail, o Google fornece instruções nesta página.

Pronto! Com essas dicas, você já deve conseguir liberar espaço no Gmail para utilizá-lo melhor.