Desde que o WhatsApp aplicou mudanças nos seus termos de privacidade, muitos usuários começaram a migrar ou a procurar por mensageiros alternativos como o Telegram ou o Signal, por exemplo. Já o primeiro aplicativo mencionado possui uma função interessante que permite agendar o envio de mensagens.

Este recurso pode ser especialmente útil em algumas ocasiões, como ao enviar uma mensagem durante a madrugada, mas deixá-la agendada para a parte da manhã a fim de não atrapalhar o sono do seu amigo ou contato. A seguir, confira como agendar o envio de mensagens com o Telegram.

Importante

O tutorial abaixo, assim como foi explicado acima, faz o uso de uma função oficial do Telegram, ou seja, não é necessário realizar a instalação de aplicativos de terceiros. Além disto, o procedimento abaixo foi realizado em um celular com o sistema Android, mas também pode ser feito no iOS (sistema do iPhone).

Como agendar o envio de mensagens no Telegram

O processo para agendar o envio de uma mensagem com o Telegram é bem simples, mas devido a ficar um pouco escondido, muitos usuários nem sabem que ele existe ou como usá-lo. Confira o passo a passo:

publicidade

1. Acesse a Google Play ou a App Store e baixe ou atualize o Telegram para a última versão disponível;

2. Abra o programa normalmente e selecione um contato de sua lista;

Como agendar o envio de mensagens no Telegram - Passo 1

3. Digite a mensagem desejada normalmente e, ao invés de apenas tocar, segure o ícone de “Enviar a mensagem”;

Como agendar o envio de mensagens no Telegram - Passo 2

4. No menu que surge, selecione a opção “Agendar mensagem” e escolha a data e hora desejada para realizar o seu envio.

Como agendar o envio de mensagens no Telegram - Passo 3

Caso você mude de ideia e não queira mais enviar a mensagem, também é possível fazer o cancelamento do seu envio. Para isto, veja este outro passo a passo:

1. Abra normalmente o Telegram e entre na tela de conversa do contato para o qual a mensagem foi agendada;

2. Ao lado do campo para “digitar a mensagem”, toque no ícone do “Calendário” e selecione a mensagem que está agendada ao tocar e segurá-la;

Como agendar o envio de mensagens no Telegram - Passo 4

3. Toque no ícone representado por uma “lixeira” e, na mensagem que surge, em “Apagar”.

Como agendar o envio de mensagens no Telegram - Passo 5

Pronto! Agora, você já sabe como agendar o envio de mensagens no Telegram para deixá-las em um horário mais conveniente.