Busca do Google ganha novo visual mais limpo para celulares

Reformulação prioriza fontes maiores e “uso intencional” de cores para destacar partes mais importantes da busca do Google em celulares
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 22/01/2021 18h33, atualizada em 22/01/2021 18h45
google_search_shutterstock_1017761755-1920x1080
Mulher usando busca do Google em um smartphone
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Busca do Google vai ganhar uma repaginada no visual para smartphones, segundo anúncio feito pelo Google em seu blog oficial nesta sexta (22). O buscador priorizará o destaque para informações mais relevantes, mudando estilo de fonte, sombreamento e outros detalhes que devem facilitar a vida do internauta.

A principal mudança é a valorização das fontes usadas: elas parecem maiores e formatadas em “bold” para destacar mais os títulos e partes mais relevantes à busca do usuário. Segundo Aileen Cheng, designer da empresa, “repensar o design para algo como a Busca [do Google] é bastante completo, considerando o quanto ela evoluiu. Não estamos apenas organizando a informação da web, mas sim do mundo inteiro”, disse. “Nós começamos com a listagem de páginas da web, mas agora tem tanta diversidade nos tipos de conteúdo e informação que nós precisamos ajudar a lhe dar algum sentido”.

Google Search
Novo formato do Google Search nos smartphones prioriza fontes e cores para facilitar a busca pela informação exata. Imagem: Google/Divulgação

Design mais prático

Pelo que a imagem acima mostra, parece que as informações mais aprofundadas foram jogadas para o topo da tela, reduzindo um pouco da poluição visual. A ideia do Google é permitir que você encontre rapidamente o que busca, sem ter que rolar demais a página.

A resolução da tela também parece ter sido impactada pela mudança, já que o Google minimizou o uso de sombras, ampliando a página para uma exibição de uma borda à outra. “O efeito geral é o de que você tem mais espaço visual e ‘folga’ para que os resultados do Google Search e outros conteúdos sejam destacados”, comentou Cheng.

Cheng também ressalta que a própria logomarca do Google passou por mudanças, apresentando-se mais arredondada e “saltitante”. “Esse formato já é parte integrante do nosso DNA. Basta olhar para a barra de buscas, ou o ícone da lupa”, disse. Ela não informa, porém, se isso serve apenas para a exibição na página de resultados ou se a logomarca foi alterada por todos os produtos da empresa.

Fonte: Google

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.