China prepara primeira exploração solar para o início de 2022

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 25/01/2021 21h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China está se preparando para realizar sua primeira exploração solar na história, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2022.

A missão deverá concluir o envio da sonda Observatório Solar Avançado Baseado no Espaço rumo às proximidades do Sol, onde passará pelo menos quatro anos.

Segundo Gan Weiqun, cientista-chefe da missão, a expedição será importante para identificar a previsão do tempo do espaço, quase como uma “meteorologia galática”.

A sonda poderá identificar tempestades solares com até 40 horas de antecedência, permitindo ações reativas e avisos de danos ambientais eletromagnéticos à Terra.

Para isso, vai orbitar a 720 km acima da Terra, carregando consigo um detector magnético, um telescópio solar e um gerador de imagens raio-x para registrar os comportamentos solares, bem como seus campos magnéticos e atividades tempestuosas.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital