EnglishPortugueseSpanish

SpaceX, de Elon Musk, envia 143 satélites de uma vez e quebra recorde

Redação 25/01/2021 21h05

A SpaceX quebrou um recorde no domingo ao lançar 143 pequenos satélites à órbita com o foguete Falcon 9. A marca anterior era de 104 satélites, lançados em fevereiro de 2017 pelo Polar Satellite Launch Vehicle, da Índia

Trata-se da primeira missão de compartilhamento de veículos da empresa de Elon Musk, uma resposta à crescente demanda por acesso de baixo custo ao espaço.

publicidade

O Transporter-1 oferece acesso relativamente barato ao espaço para pequenas empresas de satélites, que pegam “carona” em vez de comprar um foguete inteiro por um preço muito mais alto.

Com um dia de atraso devido ao mau tempo, a missão começou às 10h da manhã, quando o Falcon 9 decolou do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida.

A missão “Transporter 1” também serviu como um lembrete para o debate em andamento sobre o papel que o governo deveria desempenhar regulando o “tráfego” cada vez mais caótico da órbita baixa da Terra.

O relatório anual do Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial da NASA, lançado recentemente, destacou o alerta sobre não existirem ‘regras de trânsito’ universalmente aceitas para a segurança das operações espaciais, muito menos um regime regulatório para gerenciamento ativo de riscos e prevenção de colisões.