Planos de internet banda larga podem ficar mais caros no Brasil

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 26/01/2021 21h25, atualizada em 27/01/2021 17h05
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo formado por nove entidades dos setores de telecomunicações e internet afirmou que os serviços de internet banda larga no Brasil podem ficar mais caros em breve.

A declaração está em um manifesto contra uma ação da Procuradoria-Geral da República, que quer suspender a gratuidade do direito de passagem, estabelecido pela Lei das Antenas.

Em vigor desde 2015, a regra isenta as operadoras de pagarem taxas para instalação de infraestrutura em obras públicas.

O fim dessa gratuidade vai significar mais gastos para as operadoras e, consequentemente, um aumento no preço cobrado pelos planos de internet do Brasil.

A revogação da lei tramita no Supremo Tribunal Federal e o julgamento da ação está agendado para 10 de fevereiro.

O manifesto, no entanto, explicita o descontentamento do setor com a possível descontinuidade do direito de passagem gratuito.

Ainda segundo o documento, o fim da Lei das Antenas pode trazer riscos de estagnação e retrocesso. Isso porque, além do aumento no preço dos serviços de internet banda larga no Brasil, a ampliação das infraestruturas de telecomunicações fica comprometida, o que afetaria principalmente “regiões carentes, vulneráveis e afastadas”.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.