Atualmente há diversas opções de smartphones no mercado brasileiro, com suas características distintas e utilidades exclusivas. Porém, um item em que todos se assemelham é o teclado virtual, que deve seguir um padrão.

Na apresentação de lançamento do primeiro iPhone, Steve Jobs tirou sarro dos teclados QWERTY físicos de dispositivos concorrentes, mostrando que sua nova invenção trazia o teclado na gigante (para a época) tela do aparelho.

Apesar de mais prático, o teclado virtual perdia uma particularidade – e aqui não vamos classificá-la em vantajosa ou não – que era o feedback tátil. Ao pressionar uma tecla, o “click” do botão confirma que você a pressionou, completando a experiência do usuário.

Celular Blackberry com teclado físico.
BlackBerry viveu seus melhores anos entre 2005 a 2010. Seus celulares eram favoritos de políticos e empresários por sua segurança. Créditos: Kārlis Dambrāns/Flickr

Nos dispositivos que sucederam o iPhone 1, com telas cada vez maiores, o teclado virtual predominou. Uma forma que as fabricantes desenvolveram para tentar simular esse feedback é a vibração do aparelho ao se digitar algo no teclado.

publicidade

O problema é que alguns usuários não gostam dessa função, se incomodando, por exemplo, com os barulhos emitidos pelo celular ao digitar cada letra. Felizmente, a opção, que normalmente vem ativada de fábrica, pode ser facilmente desligada em aparelhos Android.

Normalmente, a opção de desativar ou ativar a vibração fica no menu “Sons e vibração”, logo na primeira tela das configurações do aparelho. Algumas variações de nome podem existir devido às personalizações das fabricantes. Para este tutorial, utilizamos o Samsung Galaxy S20.

Como desativar a vibração do teclado no Android

1- Acesse o menu de configurações do seu dispositivo e toque em “Sons e vibração”;

2- Encontre a opção “Controle de som/vibração do sistema” ou algum nome similar;

3- Agora procure e desative a chave relacionada à vibração do teclado no menu. No caso deste aparelho, ela está na seção “Vibração”, em “Teclado Samsung”;

4- Pronto, o teclado não vai mais vibrar. Para reativar a vibração, basta retornar e ativar a chave novamente. No menu também é possível desativar outras vibrações, como do teclado de discagem ou gestos de navegação.