Blackberry e Baidu firmam parceria para desenvolver carros elétricos chineses

Baidu usará QNX Neutrino como sistema operacional de carros desenvolvidos pelo grupo Guangzhou Automobile de montadoras automotivas
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 27/01/2021 14h03, atualizada em 27/01/2021 14h22
Blackberry
Imagem: Paul McKinnon/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Blackberry se uniu ao Baidu, um dos principais concorrentes do Google, para incluir o sistema operacional QNX Neutrino em carros elétricos desenvolvidos pelo grupo Guangzhou Automobile. Este é o segundo grande contrato obtido pela Blackberry no setor: o primeiro foi assegurar que sua tecnologia fosse aplicada no programa Apollo de carros de direção autônoma, capitaneado pelo Baidu.

O QNX Neutrino é um sistema operacional baseado em Unix. Foi criado na década de 1980 pela Quantum (à época, era apenas o QNX, como um microkernel) e, em 1996, adquirido pela Blackberry. Desde então, a empresa passou a inseri-lo em praticamente tudo, de smartphones a carros inteligentes.

blackberry baidu
O Baidu tem investido no setor de veículos elétricos de direção autônoma e acaba de firmar parceria com a Blackberry para o Projeto Apollo. Foto: Visual China Group via Getty Images

Ainda não se sabe se a relação entre a Blackberry e o Baidu vai se aprofundar mais do que isso. Por enquanto, as empresas informam que o QNX Neutrino será o pilar de sustentação desse projeto, mas no futuro um novo sistema operacional deve ser desenvolvido. Segundo a Blackberry, o QNX Neutrino já está em mais de 175 milhões de veículos com funções de assistência ao motorista e segurança.

E o Baidu já mostra que quer ir além: em 2020, anunciou que pretende desenvolver seus próprios carros elétricos com direção autônoma em parceria com a Geely, uma das maiores montadoras da China. Os planos da companhia incluem toda a cadeia de produção: da aquisição de matéria-prima à avaliação de qualidade. A Geely ficaria responsável, então, pela venda dos automóveis.

Fonte: CNET

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.