A Blackberry se uniu ao Baidu, um dos principais concorrentes do Google, para incluir o sistema operacional QNX Neutrino em carros elétricos desenvolvidos pelo grupo Guangzhou Automobile. Este é o segundo grande contrato obtido pela Blackberry no setor: o primeiro foi assegurar que sua tecnologia fosse aplicada no programa Apollo de carros de direção autônoma, capitaneado pelo Baidu.

O QNX Neutrino é um sistema operacional baseado em Unix. Foi criado na década de 1980 pela Quantum (à época, era apenas o QNX, como um microkernel) e, em 1996, adquirido pela Blackberry. Desde então, a empresa passou a inseri-lo em praticamente tudo, de smartphones a carros inteligentes.

blackberry baidu
O Baidu tem investido no setor de veículos elétricos de direção autônoma e acaba de firmar parceria com a Blackberry para o Projeto Apollo. Foto: Visual China Group via Getty Images

Ainda não se sabe se a relação entre a Blackberry e o Baidu vai se aprofundar mais do que isso. Por enquanto, as empresas informam que o QNX Neutrino será o pilar de sustentação desse projeto, mas no futuro um novo sistema operacional deve ser desenvolvido. Segundo a Blackberry, o QNX Neutrino já está em mais de 175 milhões de veículos com funções de assistência ao motorista e segurança.

E o Baidu já mostra que quer ir além: em 2020, anunciou que pretende desenvolver seus próprios carros elétricos com direção autônoma em parceria com a Geely, uma das maiores montadoras da China. Os planos da companhia incluem toda a cadeia de produção: da aquisição de matéria-prima à avaliação de qualidade. A Geely ficaria responsável, então, pela venda dos automóveis.

publicidade

Fonte: CNET