Não, o Facebook não instalou um rastreador no seu celular. Entenda

Por Rafael Rigues, editado por Daniel Junqueira 27/01/2021 12h51, atualizada em 27/01/2021 13h12
mulher usando celular com números na frente
(Imagem: boyhey/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última sexta-feira (22) vários usuários do Facebook foram subitamente “deslogados” de suas contas. Segundo o Engadget, usuário da rede no iPhone foram os principais afetados pelo problema. O comportamento anormal logo deu margem a uma teoria da conspiração: o Facebook teria deslogado os usuários para “instalar um rastreador” nos iPhones.

Um post que se tornou viral entre os usuários de língua inglesa e teve mais de 18 mil compartilhamentos dizia: “para todos os que foram deslogados agora há pouco – isso foi uma atualização que vai rastrear todas as informações em seu telefone! Siga estes passos agora para proteger sua privacidade!”

O post incluía uma série de screenshots mostrando como desativar um recurso chamado “Off-Site Activity” (Atividade fora do Facebook, em português). Ele realmente existe, mas não é novo nem secreto: foi anunciado em janeiro de 2020 pelo próprio Mark Zuckerberg em um artigo no blog oficial do Facebook.

Suposto “rastreador” é recurso antigo do Facebook

“Outras empresas nos enviam informações sobre sua atividade em seus sites, e usamos esta informação para mostrar anúncios que são relevantes a você. Agora você pode ver um resumo desta informação e excluí-la de sua conta se desejar”, disse.

Ou seja, se você, usuário do Facebook, visitar um site de um fabricante de notebooks, esta informação é compartilhada pela empresa com a rede, que poderá usá-la para mostrar outros anúncios de notebooks e produtos relacionados para você.

O “Atividade fora do Facebook marca um novo nível de transparência e controle. Estamos trabalhando nisso há um tempo, e tivemos que reconstruir alguns de nossos sistemas para tornar isso possível”, diz Zuckerberg.

Segundo o Facebook, a causa do “logout” em massa não foi um rastreador, mas algo muito menos sinistro: um efeito inesperado de uma mudança na configuração dos servidores da rede social. 

Recurso chamado "Atividade fora do Facebook" não é um novo rastreador secreto.
É fácil ver sua “Atividade fora do Facebook”. Recurso não é novo, muito menos secreto. Imagem: Reprodução

Se ainda assim você quiser ver o que o Facebook sabe sobre você, é fácil. Clique na seta no canto superior direito do site e em Configurações e Privacidade / Configurações. Na tela que surgir, clique em Suas informações no Facebook e em Atividade fora do Facebook.

Fonte: USA Today

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.