Inteligência artificial “ressuscita” cantor morto há 25 anos

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 27/01/2021 21h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Kim Kwang-seok, um dos músicos mais adorados na Coreia do Sul, vai se apresentar em um programa de TV no país. Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato dele ter morrido em 1996.

O artista será “ressuscitado” graças a um sistema de inteligência artificial, que vai recriar a voz do cantor.

A tecnologia criada para trazer Kwang-seok de volta à vida se chama Singing Voice Synthesis, algo como “Síntese de Voz Cantante”, e foi desenvolvida pela empresa sul-coreana Supertone.

Segundo Choi Hee-do, CEO da companhia, a máquina “aprendeu” 100 canções de 20 cantores diferentes antes de fazer o mesmo com 10 músicas de Kim Kwang-seok. O resultado é uma “cópia” tão fidedigna que inclui até a pronúncia característica do cantor.

Um teaser do programa, publicado em dezembro no YouTube, já teve mais de 145 mil visualizações. Ele mostra Kwang-seok cantando “I Miss You”, música que foi gravada por Kim Bum-soo em 2002. Outro vídeo, mostrando o “making off” do processo, já teve mais de 750 mil visualizações.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital