Desde que foram lançadas, as figurinhas fizeram um verdadeiro sucesso no WhatsApp com diversos pacotes para serem baixados até mesmo com outros apps. Já ao trocar de celular, as pessoas sempre se preocupam em fazer uma cópia de segurança de suas principais figurinhas para não terem que baixar pacotes novamente para o WhatsApp.

Por sua vez, apesar de não contar com um recurso específico para este fim, existe uma maneira de fazer uma cópia de segurança das suas figurinhas sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros. A seguir, confira como fazer uma cópia de segurança das suas figurinhas no WhatsApp.

publicidade

Importante

O procedimento abaixo foi realizado em um celular com o sistema Android, mas quem tiver um iPhone também pode realizá-lo. Para que tudo funcione corretamente, vale lembrar, independentemente de usar o Google Drive ou o iCloud, você precisará estar logado na mesma conta em que a cópia original foi realizada.

Além disto, lembre-se que pacotes baixados diretamente pelo WhatsApp, na maioria dos casos, são restaurados automaticamente. Assim, este tutorial é mais destinado para pessoas que tenham figurinhas baixadas por aplicativos de terceiros ou personalizadas.

publicidade

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp

O método para fazer um backup de suas figurinhas acaba sendo um pouco trabalhoso, mas não é complicado. Confira:

1. Acesse a agenda do seu celular e se adicione como um contato. Aqui, é claro, você usará o seu próprio número de telefone;

publicidade
Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 1

2. Abra o WhatsApp normalmente, toque na lupa e procure pelo seu número de telefone. Dependendo do seu celular, às vezes, o WhatsApp não mostra o seu nome mesmo estando salvo como um contato;

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 2

3. Mande todas as figurinhas que deseja para você mesmo;

publicidade
Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 3

4. De volta ao menu principal do WhatsApp, entre nas “Configurações”;

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 4

5. Vá em “Conversas” e em “Backup de conversas”;

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 5

6. Certifique-se de estar no Wi-Fi e toque em “Fazer backup”, mas certifique-se de que ele será feito na nuvem. Aguarde o backup ser realizado. No caso abaixo, por estar no Android, o backup é feito no Google Drive, sendo que no iOS ele é feito no iCloud.

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 6

Uma vez que você fez o backup na nuvem, ao reconfigurar o WhatsApp já será possível baixar aquelas figurinhas ao torná-las favoritas. Para isso, basta entrar na tela de conversa com você mesmo e tocar e segurar sobre uma imagem até aparecer a opção “favoritar”, assim como sugere a imagem abaixo.

Como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp - Passo 7

Em nossa imagem, uma das figurinhas aparece “indisponível” pois o backup ainda estava sendo baixado enquanto ela foi capturada. Já para saber mais de como favoritar figurinhas, você pode conferir este outro tutorial do Olhar Digital.

Pronto! Agora, você já sabe como fazer uma cópia de segurança das figurinhas do WhatsApp.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!