Emotet: esforço global interrompe ação do malware mais perigoso do mundo

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 01/02/2021 22h08, atualizada em 01/02/2021 22h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Visto como uma das maiores ameaças atuais, o malware Emotet impactou redes de várias organizações globais em 2020.

Para mostrar o tamanho desse problema, a Check Point Software, empresa fornecedora de cibersegurança global, divulgou um documento que mostra como um esforço global foi capaz de interromper o problema.

De acordo com a empresa, uma ação colaborativa entre oito países e a Europol, serviço europeu de polícia, resultou na derrubada de toda a infraestrutura cultivada pelo Emotet ao longo dos anos.

Levantamentos apontam mais de 150 mil linhas de assunto diferentes e mais de 100 mil arquivos contendo a ameaça distribuídos por correio eletrônico.

Apesar do grande potencial de ameaça, os esforços do grupo de países parecem ter surtido efeito. Isso porque, após um período de pico em 2020, o número de golpes envolvendo o malware caiu para cerca de 700 em novembro.

Para a Check Point, essa redução evidencia que forças-tarefa cibernéticas e países interessados em proteger pessoas e informações são bastante importantes em casos de ciberameaças.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital