Montadoras paralisam fábricas por falta de chips de silício

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 04/02/2021 20h22
chip
Chip Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você notou dificuldade em encontrar novas placas gráficas ou até consoles de jogos novos nos últimos dias? Esse frequente problema anda acontecendo pela falta de chips de silício e afeta principalmente as montadoras de carro. Um dos exemplos deste problema aconteceu em dezembro 2020, quando a Ford interrompeu a produção em Kentucky e, em janeiro deste ano, quando ordenou a pausa de uma fábrica na Alemanha.

Com as novas regras de saúde pública e momento delicado da economia mundial causado pela pandemia do coronavírus, as vendas de carro diminuíram em grande escala. Com a diminuição, os OEMs (fabricantes de produto original, em português) reduziram os pedidos de chips semicondutores, que são responsáveis por controlar praticamente tudo nos novos carros. A menor demanda fez os fabricantes de tecnologia também reduzirem a produção, ocasionando a falta de chips de silício.

Porém, com a diminuição de restrições da covid-19 e reaquecimento da economia, a demanda de novos veículos cresceu e as fabricantes de chips não conseguiram acompanhar a alta repentina, gerando problema para indústria automobilística e uma perda estimada de 61 milhões de dólares

Na Alemanha, a Audi precisou paralisar cerca de 10 mil funcionários por um problema com diferentes níveis de suprimento dos componentes necessários, afirmou o CEO Markus Duesmann ao Financial Times.

A empresa formada pela fusão Fiat Chrysler e Peugeot, Stellantis, reduziu a fabricação no México, EUA e Canadá. A fábrica da Subaru no Japão e a montadora da Toyota no Texas também foram afetadas.

A fabricante de caminhões da Nissan no Mississippi reduziu o horário de funcionamento. A Mazda anunciou corte de 34 mil unidades na produção. E a GM deverá interromper a produção nas fábricas do Kansas, México, Canadá e Coreia do Sul.

A Hinduya Motor Group foi uma das poucas montadoras não afetadas pois não cancelou nenhum dos pedidos de chip feitos em 2020.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.