EnglishPortugueseSpanish

A Amazon é a segunda marca mais valiosa no mundo, atrás apenas da Apple, e vale atualmente mais de 200 bilhões de dólares. Para melhorar seu desempenho no mercado, o novo investimento da empresa visa monitorar os motoristas em suas rotas de entrega por meio de uma câmera da empresa Netradyne, que possui Inteligência Artificial.

A ideia da gigante de Jeff Bezos é garantir uma postura adequada de seus funcionários durante as entregas. A tecnologia não permitirá que os condutores sejam acompanhados em tempo real, mas fará upload das imagens para uma equipe de segurança dedicada ao serviço.

publicidade

O intuito da empresa é diminuir colisões e minimizar o comportamento arriscado dos motoristas. O sistema de monitoramento emitirá sinais sonoros ao detectar “direção distraída” ou “nenhuma parada detectada”. Ações como frenagem brusca e não utilização do cinto de segurança não emitirão alerta. O motorista também poderá acionar o recurso de gravação para comprovar incidentes ou local de entrega fechado.

A Amazon já utiliza uma tecnologia similar nos caminhões de entrega que percorrem longas distâncias, mas a novidade será implementada até nos condutores da Amazon Flex, que não são contratados diretamente pela empresa.

“Estamos investindo em segurança em nossas operações e recentemente começamos a implementar tecnologia de segurança baseada em câmera líder do setor em nossa frota de entrega”, disse a porta-voz da Amazon, Deborah Bass, em entrevista à CNBC. “Essa tecnologia fornecerá aos motoristas alertas em tempo real para ajudá-los a se manter seguros quando estiverem na estrada”, complementou.

Apesar da ideia aparentar aumentar a segurança, alguns funcionários não se mostraram satisfeitos com o novo recurso. Em entrevista ao The Information, um motorista da empresa afirmou que a tecnologia tornará um trabalho que já é difícil em algo ainda mais estressante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!