Covid-19: nova inteligência artificial pode projetar vacinas “em segundos”

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 05/02/2021 20h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Uma nova ferramenta de inteligência artificial pode nos dar uma vantagem no desenvolvimento de vacinas para combater mutações do vírus causador da Covid-19.

A novidade é desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia Viterbi, na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

A ferramenta analisa a interação de compostos com o epítopo, que é a menor porção do vírus, com potencial de gerar uma resposta imune.

Quando aplicada ao coronavírus, ela rapidamente identificou 95% dos compostos que poderiam ser potencialmente eficazes, e apontou as melhores opções.

Segundo o estudo, o modelo usado pode reproduzir em minutos – ou mesmo segundos – o ciclo de desenvolvimento de uma vacina que, de outro modo, levaria meses ou anos.

Ao todo, o método baseado em inteligência artificial identificou 26 imunizantes com potencial para agir contra o coronavírus.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital