Covid-19: nova inteligência artificial pode projetar vacinas “em segundos”

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 05/02/2021 20h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova ferramenta de inteligência artificial pode nos dar uma vantagem no desenvolvimento de vacinas para combater mutações do vírus causador da Covid-19.

A novidade é desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia Viterbi, na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

A ferramenta analisa a interação de compostos com o epítopo, que é a menor porção do vírus, com potencial de gerar uma resposta imune.

Quando aplicada ao coronavírus, ela rapidamente identificou 95% dos compostos que poderiam ser potencialmente eficazes, e apontou as melhores opções.

Segundo o estudo, o modelo usado pode reproduzir em minutos – ou mesmo segundos – o ciclo de desenvolvimento de uma vacina que, de outro modo, levaria meses ou anos.

Ao todo, o método baseado em inteligência artificial identificou 26 imunizantes com potencial para agir contra o coronavírus.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital