Tudo o que você precisa saber sobre a Clubhouse

Por Matheus Barros, editado por Daniel Junqueira 08/02/2021 14h29, atualizada em 08/02/2021 14h54
shutterstock_1904507458-1920x1080
ClubHouse Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já ouviu falar da Clubhouse? A nova rede social está ganhando popularidade mundial nos últimos dias e chegou a ser bloqueada na China. Como uma espécie de podcast aberto, a plataforma conta com a presença de algumas celebridades e salas de bate-papo sobre diversos temas.

O aplicativo também oferece uma opção para conversas privadas em salas apenas com amigos próximos. Mas o que vem chamando muita atenção é o fato que para entrar em qualquer uma das salas da Clubhouse é necessário receber um convite. E, diferentemente do WhatsApp, na rede social não é possível escrever mensagens, enviar fotos ou vídeos, apenas mandar áudios.

A rede social ainda é exclusiva para iPhones, mas ganhou grande popularidade quando Elon Musk, dono da Tesla e Space X, participou de salas de conversa. Em uma semana, as buscas pelo aplicativo no Google cresceram 525%, mostrando que um novo fenômeno está se aproximando.

O que você precisa saber sobre a Clubhouse

Na Clubhouse as durações das salas de bate-papo possuem tempo pré-determinado pelo criador e não há opção para salvar ou gravar as conversas da rede social e elas também não ficam armazenadas na plataforma.

As salas do aplicativo podem chegar a ter cinco mil participantes simultâneos e o criador do bate-papo pode controlar a autorização de uso dos microfones dos participantes.

Para conseguir um convite não é necessário ter um amigo na plataforma, basta baixar o aplicativo e entrar em uma lista de espera sincronizada com os contados do telefone.

Conheça os criadores da Clubhouse

Os criadores da plataforma, Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício, anunciaram em janeiro deste ano que estão trabalhando em um versão para Android que deve ser lançada em breve.

Os fundadores revelaram que se conheceram em 2011 e trabalharam em diversas ideias até chegar na Clubhouse, um “novo tipo de produto social baseado na voz, permitindo que pessoas em todos os lugares falem, contem histórias, desenvolvam ideias e criem amizades ao redor do mundo”.

Clubhouse banida na China

O aplicativo foi bloqueado pelo “Grande Firewall” da China. Usuários em grupos de WeChat começaram a relatar inabilidade de se conectar ao serviço na manhã desta segunda-feira (8), e tentam ajudar uns aos outros a contornar o bloqueio usando tecnologias como uma VPN.

A rede recebeu críticas até mesmo nos EUA, por sua moderação ineficaz e ausência de sistemas de prevenção de abuso, portanto não é de se espantar que fosse banida na China, país onde o governo exerce controle rígido sobre todos os meios de comunicação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.