EnglishPortugueseSpanish

Astrônomos descobrem rede de “rodovias celestiais” no espaço

Redação 8 de fevereiro de 2021

Já imaginou poder acelerar em uma espécie de via expressa no espaço? Isso pode ser possível, pelo menos segundo astrônomos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O grupo afirma ter descoberto uma rede de “rodovias celestiais”. Por esse caminho, espaçonaves poderiam ser enviadas a partes remotas do Sistema Solar a uma velocidade sem precedentes.

publicidade

Segundo os cálculos dos pesquisadores, um asteroide pode viajar de Júpiter a Netuno em menos de uma década por meio dessas supervias.

E essas rodovias são produzidas pelos próprios planetas, formadas devido à atração gravitacional entre eles.

É assim que é criado um corredor invisível que se estende do cinturão de asteroides localizado entre as órbitas de Júpiter e Marte, para além de Urano.

Usando simulações de computador e analisando milhões de órbitas no sistema solar, os especialistas notaram que arcos são formados ao redor de cada planeta, o que eles chamaram de “coletores espaciais”.

publicidade

Os arcos e os coletores são produzidos pela interação da gravidade entre dois objetos que estão em órbita.

Os cientistas já sabiam que cada planeta pode formar seu próprio “circuito de estradas celestiais”, mas só agora descobriram que essas rotas podem se cruzar com as de outros planetas e, assim, formar uma rede mais complexa.