EnglishPortugueseSpanish

Nasa anuncia parceria internacional para estudar o gelo em Marte

Redação 8 de fevereiro de 2021

A Nasa anunciou uma parceria internacional para detecção e estudo de depósitos de gelo em Marte. O trabalho vai contar com o suporte das agências espaciais da Itália, do Canadá e do Japão.

A missão Mars Ice Mapper deve ajudar a identificar objetivos científicos potenciais para as primeiras missões tripuladas a Marte, que devem incluir 30 dias de exploração na superfície do planeta.

publicidade

Até o momento, sabe-se que há dois tipos de gelo em marte: o polo norte marciano é coberto por uma calota composta principalmente por gelo carbônico, que se contrai e se expande com as estações do ano.

Mas ele também abriga mais de 1 milhão de quilômetros cúbicos de água congelada, o equivalente a duas vezes o encontrado no Mar Negro, na Europa.

Além de essencial para a sobrevivência, o gelo em marte é também um recurso natural crítico que poderia eventualmente fornecer hidrogênio e oxigênio para o combustível dos foguetes.

Estes elementos também poderiam fornecer recursos para suporte de vida de reserva, engenharia civil, mineração, manufatura e, eventualmente, agricultura em Marte.

publicidade

O transporte de água da Terra para o espaço profundo é extremamente caro, portanto, um recurso local é essencial para a exploração sustentável da superfície.