A Google Play sempre recebe aplicativos e jogos novos todos os dias, sendo que alguns deles prometem realizar tarefas bem complicadas. Apesar da tentação de sair baixando tudo, você sempre deve estar de olho no que está baixando para não acabar instalando um aplicativo falso que possa colocar o seu Android em risco.

Já para detectar um aplicativo falso e evitar o seu download, existem diversos detalhes aos quais você deve ficar atento na hora de navegar pela loja do Google. A seguir, confira estas 6 dicas do Olhar Digital para você não instar aplicativos falsos em seu celular.

publicidade

Sempre olhe o nome do desenvolvedor

Na Google Play, não é incomum que você encontre aplicativos com nomes semelhantes ou até mesmo iguais, mas isso não significa que tal programa realmente seja oficial. Assim, ao baixar aplicativo de um banco, por exemplo, sempre verifique se o nome do seu desenvolvedor está correto e sem erros de digitação.

Nome do desenvolvedor

Na imagem acima, apesar de poderem não ser maliciosos ou falsos, note que o “FGTS” é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal é o único aplicativo oficial para o Android e onde os seus dados devem permanecer seguros. Já os outros que aparecem na lista são de outros desenvolvedores, mas que fornecem apenas informações do FGTS e não tem relação oficial com a Caixa.

publicidade

Olhe os outros apps do desenvolvedor

Além de olhar o nome do desenvolvedor como foi explicado acima, uma boa ideia também é sempre verificar quais são os outros aplicativos dele. Na maioria dos casos, um desenvolvedor “não oficial” ou com um programa falso deve ter apps para outros fins em sua lista ou terá apenas um programa cadastrado.

Lista de apps do desenvolvedor

Dessa forma, você pode deduzir que ele não é o desenvolvedor do aplicativo oficial caso saiba que a empresa possui mais programas. Por exemplo, os bancos geralmente possuem um app para acessar a conta corrente, outro para verificar cartões e demais atividades.

publicidade

Verifique a lista de permissões dos apps

Se você já está pensando em instalar um aplicativo que não seja tão famoso, então, a dica já muda um pouco. Na própria Google Play, antes de você instalar um programa novo, é sempre bom conferir se as permissões que ele solicitará são condizentes com a tarefa a ser realizada.

Lista de permissões dos apps

Por exemplo, um aplicativo que fará a leitura de um QR Code ou código de barras deve pedir acesso a câmera de seu telefone, mas não precisaria de uma permissão para saber quais são os seus contatos. Assim como sugere a imagem acima, esta lista de permissões pode ser verificada na própria descrição do produto na Google Play.

publicidade

Desconfie de programas milagrosos

Na Google Play, não é incomum que você encontre aplicativos que prometem alguns verdadeiros milagres. Por exemplo, diversos programas na Google Play prometem dobrar a autonomia da bateria de seu celular.

Apesar desta possível “boa intenção”, na verdade, você pode acabar instalando um aplicativo falso no Android que apenas mostra propagandas, mas que não otimiza de fato o seu celular.

Não baixe programas sem capturas de tela

Uma prática muito comum por desenvolvedores na Google Play para esconder o que sua aplicação faz é subir imagens que não condizem com a captura de tela real de seu programa. Assim, por exemplo, você encontra muitos aplicativos para tarefas ilegais como para assistir vídeos através de IPTVs com canais não autorizados.

Possível aplicativo falso para Android

Apesar de nem sempre estes programas de fato conterem algo malicioso em seu código, é preciso ter cuidado com as tarefas que eles podem realizar.

Evite programas com notas muito baixas

Ao fazer uma busca por aplicativos na Google Play, abaixo do nome dos aplicativos, você pode conferir a nota atribuída a ele por usuários. Essa nota varia de 1 até 5 estrelas e, é claro, você deve querer evitar a maioria dos aplicativos que tenham uma pontuação baixa.

Nota baixa

Não somente isso, lembre-se também de acessar a parte de avaliações destes aplicativos para conferir os seus comentários. Por lá, além de verificar a nota atribuída por um usuário, você também pode entender o motivo dele não ter gostado ou aprovado o aplicativo.