EnglishPortugueseSpanish

O Grupo Volkswagen anunciou nesta quinta-feira que usará o Microsoft Azure como fundação para desenvolver uma Plataforma de Direção Autônoma (ADP, Automated Driving Platform).

Segundo a empresa, com a ADP rodando sobre o Azure será possível tirar proveito das capacidades de computação e armazenamento de dados do serviço para aumentar a eficiência no desenvolvimento de sistemas avançados de auxílio ao motorista (ADAS , Advanced Driver Assistance Systems) e direção autônoma (AD, Autonomous Driving) para os veículos de passageiros das marcas do Grupo Volkswagen.

publicidade

A montadora afirma que sistemas ADAS e AD podem ajudar a melhorar a segurança dos passageiros, reduzir o congestionamento e tornar os deslocamentos mais confortáveis. Mas desenvolver essas soluções requer recursos computacionais em grande escala.

Petabytes de dados coletados de estradas, condições meteorológicas, detecção de obstáculos e comportamento do motorista precisam ser gerenciados todos os dias para o treinamento, simulação e validação das funções. Algoritmos de aprendizado de máquina que aprendem com bilhões de quilômetros dirigidos, reais ou simulados, são essenciais.

A Car.Software Organization, uma subsidiária do Grupo Volkswagen criada para centralizar os esforços de desenvolvimento de software das empresas do grupo, enfrentará esses desafios em parceria com a Microsoft, simplificando a experiência do desenvolvedor e aproveitando o “aprendizado de milhas dirigidas” através de um banco de dados centralizado com informações de trânsito coletadas por veículos do grupo, além de dados de simulações.

diagrama da união entre a volkswagen e a microsoft
Diagrama de desenvovimento da ADP. Imagem: Microsoft

Os serviços de computação, dados e aprendizado de máquina do Microsoft Azure, bem como o know-how da Microsoft em desenvolvimento ágil de software, permitirão a criação de um ambiente de desenvolvimento unificado para os desenvolvedores da Car.Software em todo o mundo.

“A ADP ajudará a reduzir os ciclos de desenvolvimento de meses para semanas e a gerenciar com eficiência a enorme quantidade de dados. As empresas começarão a trabalhar no ADP imediatamente e estão procurando expandir continuamente o escopo funcional da plataforma de desenvolvimento”, diz o grupo Volkswagen em um comunicado.

Ambas as empresas pretendem capacitar parceiros de tecnologia para construir ferramentas e serviços que se integram com a plataforma para aprimorar a criação de soluções AD e ADAS.

“Esta é a próxima evolução de nosso trabalho fundamental com o Grupo Volkswagen para aprimorar sua transformação como um provedor de mobilidade movido por software”, disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI na Microsoft.

“O poder da Microsoft Azure e suas capacidades de computação, dados e IA permitirão que a Volkswagen entregue soluções de direção autônoma seguras e confiáveis a seus consumidores, em menor tempo”, completou.

Fonte: News Room da Montadora