Registrato: Serviço do Banco Central ajuda descobrir se seus dados vazados foram usados

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 12/02/2021 22h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após dois vazamentos de dados em massa no Brasil, a preocupação do brasileiro sobre a segurança da sua privacidade na internet cresceu.

Mas você sabia que o Banco Central já oferece um serviço que possibilita ao cidadão consultar todas as contas bancárias, financiamentos e dívidas abertas em seu nome?

Trata-se do Registrato, que fornece relatórios sobre a vida financeira de todos os correntistas dos bancos que atuam no Brasil e pode ajudar a descobrir se seus dados expostos foram usados por criminosos.

Acessar o serviço é simples e, no caso de algumas instituições como Caixa e Banco do Brasil, a solicitação do acesso pode ser feita diretamente pelo aplicativo do banco.

Os bancos digitais, como Nubank, Next e Neon, não têm a opção de solicitação de acesso em seus aplicativos. Nesses casos, será necessário fazer uma solicitação por meio de um protocolo digital no site do Banco Central.

Todos os detalhes sobre como acessar o Registrato estão aqui. Clique e confira.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital