O Duolingo é uma plataforma para aprender idiomas e está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo 30 milhões apenas no Brasil. Segundo o app, o Brasil é país que mais estuda inglês no mundo.

Dentro da plataforma é possível encontrar 98 cursos com mais de 40 idiomas distintos, mas para os falantes de português existem seis cursos: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.

O Duolingo oferece um método de ensino diferenciado dos demais cursos existentes. A ideia principal do aplicativo é que os usuários aprendam de uma forma lúdica e divertida, como uma espécie de jogo. É cientificamente comprovado que este método de ensino promove uma retenção do conteúdo em longo prazo. A plataforma afirma ainda que todo conteúdo ensinado é baseado em um currículo de padrão internacional.

Dentro do aplicativo é possível definir uma meta diária de execução de exercícios que variam entre 5 e 20 minutos de lições. Também é possível autorizar a notificação de aprendizagem, na qual o aplicativo envia mensagens motivacionais e emite lembretes para o horário de estudos.

publicidade

Ao começar a utilizar a plataforma é possível escolher o idioma que deseja aprender e fazer um teste de nivelamento para definir o ponto de início. Usuários que desconhecem o idioma de escolha podem selecionar a opção de começar do zero.

Os exercícios do Duolingo ensinam situações do cotidiano e com eles é possível aprender novas palavras, frases e expressões. Todo conteúdo é distribuído em níveis e é necessário completar o estágio para avançar.

O aplicativo ainda oferece pontos e conquistas a cada exercício feito. Também é possível entrar em divisões ranqueadas a fim de competir com outros estudantes.

Atualmente, a plataforma de ensino está avaliada em cerca de 2,4 bilhões de dólares e entre os principais investidores estão o ator Ashton Kutcher, além de Capital G, Tim Ferriss e General Atlantic.

Duolingo tem certificado?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!