Bem-estar dos funcionários é uma das prioridades dos CEOs brasileiros, indica estudo

Por Matheus Barros, editado por Fabiana Rolfini 15/02/2021 18h32, atualizada em 16/02/2021 09h19
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IBM Institute for Business Value Créditos: Divulgação
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O IBM Institute for Business Value realizou um estudo com CEOs de diversas empresas em todo mundo. Segundo a pesquisa, os diretores entrevistados apontam que para o sucesso pós-pandemia é necessário investir em talentos, tecnologia e parcerias. A pesquisa aponta que alguns CEOs brasileiros relatam que vão priorizar o bem-estar dos funcionários no momento atual, mesmo que isso prejudique a produtividade.

Os CEOS do mercado brasileiro apontaram quatro fatores externos que podem afetar o futuro dos negócios. Cerca de 62% demonstram preocupações regulatórias, 53% apontam para os fatores de mercado e fatores tecnológicos. Já outros 51% dos CEOs interpretam como um fator de perigo o atual cenário macroeconômico, e 42% afirma que as skills dos funcionários deve gerar preocupação.

Com a pandemia do coronavírus muitas empresas adotaram o sistema de trabalho remoto e, para 64% dos diretores pesquisados no país, capacitar uma equipe remota é fator de extrema importância para o futuro.

Os brasileiros pesquisados também relataram que os riscos de cibersegurança de 2020 foram predominantes para mudança de estratégia das empresas.

Ao falar do bem-estar dos funcionários, 47% dos CEOs globais demonstraram preocupação com a pauta e afirmaram que ela será prioritária, mesmo afetando a produtividade das empresas. No Brasil o número foi um pouco menor pois 40% dos diretores seguiram o raciocínio.

Outro ponto que chama atenção no estudo é a preocupação dos CEOs mundiais com a computação em nuvem, IA (Inteligência Artificial) ou IoT (internet das coisas, quando traduzida para o português) e os benefícios que essas tecnologias trarão para as empresas no prazo de 2 a 3 anos.

A pesquisa foi feita com CEOs de organizações com desempenho superior, ou seja, as empresas que estavam entre as 20% melhores das pesquisadas em termos de crescimento de receita.

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Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

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Fabiana Rolfini é redator(a) no Olhar Digital