Rocha ‘estranha’ na Lua intriga pesquisadores

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 15/02/2021 19h58, atualizada em 16/02/2021 11h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O rover chinês Yutu 2, que chegou ao lado distante da Lua em janeiro de 2019, encontrou recentemente uma rocha “pontuda” que deixou cientistas intrigados.

Segundo Dan Moriarty, bolsista do programa de pós-doutorado da Nasa, o objeto que “parece ter a forma de um caco saindo do chão é definitivamente incomum”. O pesquisador disse ainda que, com o tempo, múltiplos impactos, estresse causado por mudanças de temperatura e outras formas de desgaste na superfície lunar tendem a quebrar rochas e dar a elas um formato mais ou menos esférico.

O robô chinês Yutu 2 foi originalmente projetado para durar apenas 90 dias terrestres, pouco mais de três dias lunares. Desde que chegou à Lua, ele já percorreu uma distância de 628 metros. Recentemente a China completou com sucesso a missão Chang’e 5, que recolheu amostras do solo lunar e as trouxe de volta à Terra.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital