Ao utilizar o celular, com o tempo, é inevitável que você comece a salvar arquivos nele e que queira passá-los para outras pessoas de uma forma prática. Já nesta semana, um dos aplicativos mais famosos destinados para compartilhar arquivos, o Shareit, virou alvo de polêmicas após uma falha grave ter sido encontrada nele.

Felizmente, na Google Play, existem diversas outras opções eficientes para o compartilhamento de arquivos com rapidez e praticidade. Assim, para ajudar, o Olhar Digital preparou esta lista com as 5 melhores alternativas para substituir o Shareit no Android. Confira!

publicidade

As 5 melhores alternativas para substituir o Shareit no Android

Files do Google

A primeira opção de nossa lista se trata de um aplicativo bem popular, inclusive, que já vem pré-instalado em muitos aparelhos com o Android. Apesar de ter um grande foco em gerenciar e limpar arquivos, o Files do Google também permite que arquivos sejam compartilhados através dele.

publicidade

Infelizmente, diferente dos outros aplicativos de nossa lista, apesar de ser bem rápido para transferir arquivos, o número de funções relacionadas a esta tarefa acaba sendo um pouco menor.

Send Anywhere

publicidade

Outra aplicação bem famosa para compartilhar os arquivos entre celulares fica com o Send AnyWhere, que faz uso do Wi-Fi para mandá-los. Desta forma, assim como a maioria dos aplicativos desta lista, você não precisa ter sequer uma conexão com a internet para enviá-los.

Já outro destaque do programa fica pelo fato de ele também ter uma versão para iOS (sistema do iPhone). Desta forma, você pode enviar arquivos sem dificuldades para quem usa um iPhone sem depender de iTunes, PC ou outros meios.

publicidade

ShareMe

Quem utiliza um celular da chinesa Xiaomi, provavelmente já viu entre os aplicativos pré-instalados o ShareMe. O programa serve justamente para compartilhar arquivos sem fio de forma bem rápida e sem limite de tamanho, ou seja, até mesmo arquivos bem grandes podem ser enviados com ele.

Apesar de ser desenvolvido pela Xiaomi, felizmente, o ShareMe está disponível na Google Play e pode ser baixado por pessoas que utilizem celulares de outras marcas.

Nearby Share

Quem não gosta de instalar aplicativos de terceiros no celular também possui mais uma alternativa do Google, que até já vem pré-instalada em aparelhos mais novos. Chamado de Nearby Share, o recurso funciona justamente como os outros aplicativos da lista, só que ele é mais integrado ao Android e detecta facilmente quando outro celular ou dispositivo está por perto para iniciar uma transferência.

Nearby share

O Olhar Digital já mostrou como esse recurso pode ser ativado manualmente e também como usá-lo neste outro tutorial. Não apenas isso, em nossos testes, o aplicativo se mostrou bem eficiente e rápido para efetuar suas tarefas.

InShare

A desenvolvedora InShot é bastante conhecida por seus programas para editarem fotos e vídeos com facilidade no celular. Por sua vez, a empresa também possui um programa destinado ao compartilhamento de arquivos prometendo transferir vídeos de 1 GB em até 30 segundos.

InShare - Android

Além da transferência simples de arquivos, este app também conta com opções específicas que podem até ajudar você a passar o progresso de um jogo como o Free Fire para outro celular.