Uma equipe de exploradores da Pesquisa Britânica na Antártica, comandada pelo geólogo James Smith, encontrou acidentalmente algumas criaturas ‘estranhas’ em uma rocha localizada abaixo de uma plataforma flutuante com mais de 800 metros de gelo.

A descoberta foi feita por acaso, já que a equipe estava buscando sedimentos no fundo do mar para conseguir estudar a história daquela plataforma. Para chegar até a rocha, o gelo foi derretido usando 20 mil litros de água quente. Todo o processo custou à equipe 20 horas de trabalho.

publicidade

As criaturas presentes na rocha são relativamente simples, mas curiosas, já que o local fica a mais de 257 quilômetros de distância do feixe de luz solar mais próximo, onde termina o gelo e começa o oceano aberto. Além de ser um lugar em que as fontes de alimentos não chegam com facilidade.

O biólogo Huw Griffiths, também da Pesquisa Britânica na Antártica, especula que sejam esponjas que se alimentam do que chamam de neve marinha, que são as partículas residuais de cadáveres de animais que descem até grandes profundidades.