Depois de todas as críticas recebidas pelo WhatsApp pela sua polêmica mudança nas políticas de privacidade, o aplicativo tentou ajustar sua mensagem para evitar assustar novamente os usuários. A partir desta quinta, o app começará, de novo, a implementar as mudanças, desta vez com um novo formato de comunicação com o público.

Agora, o foco da mensagem sobre privacidade do WhatsApp é deixar claro o que é criptografado na plataforma. A empresa garante que as conversas entre usuários comuns continuarão a receber criptografia de ponta a ponta como sempre aconteceu.

publicidade

As mudanças acontecerão nas conversas com contas comerciais, quando o app é utilizado para, por exemplo, entrar em contato com o atendimento ao consumidor de uma loja virtual.

É importante ressaltar que essas mensagens trocadas entre cliente e empresas não são protegidas pela mesma criptografia de ponta a ponta das conversas pessoais. Elas, sim, poderão ser analisadas pelos sistemas do Facebook com o propósito de encontrar informações relevantes para anúncios e serem armazenadas no servidor da companhia.

publicidade

As novas políticas de privacidade do WhatsApp devem entrar em vigor no dia 15 de maio, pouco mais de 3 meses após a data original, 8 de fevereiro.

De quebra, o WhatsApp aproveitou o momento para criticar, principalmente, o Telegram, que se aproveitou do êxodo causado pela revolta com as novas políticas. Um comunicado no blog do mensageiro afirmou que o Telegram se apresenta como alternativa segura e privativa, mas que não oferece criptografia de ponta a ponta por padrão entre as conversas.