Nesta segunda-feira (22), a Nasa divulgou um vídeo colorido, em alta qualidade, do rover Perseverance pousando no solo de Marte. Com três minutos de duração, o material foi captado pelas câmeras do veículo e mostra a empolgação da equipe por trás do projeto.

O pouso do Perseverance aconteceu na última quinta-feira (18) e, até então, a agência espacial norte-americana só havia divulgado algumas fotos coloridas capturadas por ele. O vídeo divulgado hoje, por outro lado, pode ser assistido na resolução 4K (2160p) em plataformas como o YouTube.

É possível conferir os estágios finais do Perseverance realizando a entrada, descida e pouso (EDL, ou em “entry, descent and landing” em inglês) em Marte. Essa etapa é composta pela abertura do paraquedas, acionamento de dispositivos de segurança e pouso do veículo. O material também permite “ouvir Marte”, já que o microfone do rover também oferece captação de áudio.

Confira, abaixo, o vídeo da chegada do Perseverance a Marte:

publicidade

O pouso na cratera Jezero do Planeta Vermelho é registrado quando o veículo está a 11 km do solo. Já o áudio, por outro lado, foi capturado no último sábado (20) e possui alguns poucos segundos de duração, relatou a Nasa. A agência ainda cita que o pouso foi intenso, tendo em vista que o período é chamado de “sete minutos de terror” pelos cientistas.

Missão só está começando

“[A missão do] Perseverance está apenas começando e já forneceu alguns dos visuais mais icônicos da história da exploração espacial”, afirmou Steve Jurczyk, administrador interino da Nasa. “Ele reforça o nível notável de engenharia e precisão que é necessário para construir e voar um veículo para o Planeta Vermelho”.

Equipe da Nasa comemora pouso do rover Perseverance em Marte. Imagem: Nasa/Reprodução

Para captar as imagens agora divulgadas, foram utilizadas cinco câmeras no total: duas no casco traseiro, que tiraram fotos do paraquedas inflando; uma, no estágio de descida, mostrou a visão de baixo do rover; e outras duas, localizadas no chassi, mostram perspectivas “para cima e para baixo”.

A missão do Perseverance pousou em Marte após sete meses da decolagem em 30 de julho de 2020, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. Ele tem como principal objetivo estudar a astrobiologia, o que inclui “a busca por sinais de vida microbiana ancestral”. Ele também deverá coletar e armazenar rochas marcianas e ajudará a estudar a geologia e o clima de Marte.

Fonte: Nasa

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!