EnglishPortugueseSpanish

Clubhouse: falha de segurança expõe áudio de salas privadas

Redação 22 de fevereiro de 2021

No fim de semana, um usuário ainda não identificado foi capaz de “desviar” o áudio de salas privadas no Clubhouse. A suposta falha na plataforma do Clubhouse, que vem

vivenciando rápido crescimento, agora levanta mais questões relacionadas à privacidade de seus usuários. De acordo com o porta-voz da rede social Reema Bahnasy, o material foi transmitido em um site terceirizado.

publicidade

O Clubhouse informa que já baniu o usuário em questão, mas que ele ainda não foi identificado. À Bloomberg, a empresa afirmou que já adicionou proteções contra esse tipo de violação, mas não informou detalhes da ação.

Na prática, o usuário conseguiu transmitir os feeds de áudio em salas privadas para um endereço próprio. Uma quantidade ainda não confirmada de usuários do Clubhouse teria sido afetada pela falha.

No domingo, indícios do desvio de stream foram encontrados na plataforma de hospedagem de código-fonte GitHub. Além do vazamento dos áudios, foi descoberto que os metadados das salas também eram transmitidos para um site terceiro.

Por se tratar de uma rede social exclusiva, até então, para usuários de iOS, o Clubhouse tem levantado outras questões preocupantes para privacidade e segurança dos usuários.

publicidade

Como exposição de contatos, venda de convites e aplicativos falsos com possibilidades de ciberataques.