Pela primeira vez, pesquisadores ‘conversam’ com pacientes durante sonho

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 22/02/2021 21h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram abrir uma linha de comunicação bidirecional em tempo real com voluntários adormecidos durante um sonho lúcido, isto é, quando alguém se torna autoconsciente durante o sono.

Resumindo, os cientistas conseguiram “conversar” com pessoas que estavam dormindo e sonhando.

Para ter uma ideia, digamos, mais clara, a experiência é semelhante à vivida por personagens de “A Origem” e “Matrix”.

Os cientistas da Northwestern University e de várias instituições europeias puderam conversar com os chamados sonhadores lúcidos e fazer perguntas, recebendo respostas em tempo real na forma de movimentos oculares específicos.

Os pesquisadores conseguiram se comunicar com precisão com os pacientes cerca de 18% das vezes. No entanto, outros 20% produziram respostas incorretas ou incoerentes, sugerindo que havia pelo menos alguma forma de comunicação em andamento.

Estudos deste tipo podem ajudar a obter um novo nível de percepção sobre o conteúdo e a estrutura do sono – sem mencionar a abertura de novas fronteiras para a tecnologia, entretenimento e até, quem sabe, a comercialização de sonhos.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital