Cientistas russos detectaram o primeiro caso mundial de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária de pássaros para humanos. Segundo as autoridades do país, o alerta já foi feito à Organização Mundial de Saúde.

A chefe da vigilância sanitária russa, Anna Popova, disse que cientistas do laboratório Vektor isolaram o material genético da cepa de sete trabalhadores em uma granja no sul da Rússia, onde um surto foi registrado entre as aves em dezembro.

Segundo Popova, a doença não atacou gravemente a saúde dos trabalhadores, embora a cepa altamente contagiosa H5N8 seja letal aos pássaros.

Horas depois do anúncio da Rússia, um porta-voz da OMS afirmou que a organização já está discutindo com autoridades nacionais para reunir mais informações e avaliar o impacto do evento na saúde pública. E se confirmado, esta seria a primeira vez que o H5N8 infecta pessoas.

publicidade

A OMS enfatizou também que os trabalhadores russos eram “assintomáticos” e nenhuma transmissão de pessoa para pessoa havia sido relatada até o momento.