Perseverance: sons gravados em Marte viram música

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 24/02/2021 22h17, atualizada em 25/02/2021 00h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa lançou na segunda-feira um imenso lote de material captado pelo rover Perseverance na superfície de Marte, incluindo vídeos, imagens e os primeiros áudios gravados em outro planeta.

Graças aos microfones incorporados ao robô, foi possível fazer um registro do som do vento marciano.

Todo esse material deu uma ideia a Thomas Zurbuchen, administrador da Diretoria de Missões Científicas da agência espacial norte-americana.

Ele perguntou: “quem irá compor a primeira música com sons gravados em Marte?”. Quem aceitou o desafio foi Chesea Gohd, jornalista do site Space.com e musicista que usa o nome artístico Foxanne.

A música se chama “Hello, Mars” e começa com alguns segundos do som do vento marciano, capturado pelo Perseverance.

A letra é toda baseada na missão espacial e suas peculiaridades. Um trecho diz: “sinto como se estivesse ouvindo pela primeira vez, vendo pela primeira vez”, em referência aos microfones.

Já a frase “aqui para descobrir e aqui para explorar”, é uma menção aos objetivos científicos da missão, que incluem a busca por sinais de vida passada no planeta vermelho.

Os sons captados pelo Perseverance estão disponíveis no site da Nasa, em duas versões: uma original, que inclui o ruído do equipamento do rover, e outra filtrada, com apenas o som do vento.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.