A Nasa lançou na segunda-feira um imenso lote de material captado pelo rover Perseverance na superfície de Marte, incluindo vídeos, imagens e os primeiros áudios gravados em outro planeta.

Graças aos microfones incorporados ao robô, foi possível fazer um registro do som do vento marciano.

publicidade

Todo esse material deu uma ideia a Thomas Zurbuchen, administrador da Diretoria de Missões Científicas da agência espacial norte-americana.

Ele perguntou: “quem irá compor a primeira música com sons gravados em Marte?”. Quem aceitou o desafio foi Chesea Gohd, jornalista do site Space.com e musicista que usa o nome artístico Foxanne.

publicidade

A música se chama “Hello, Mars” e começa com alguns segundos do som do vento marciano, capturado pelo Perseverance.

A letra é toda baseada na missão espacial e suas peculiaridades. Um trecho diz: “sinto como se estivesse ouvindo pela primeira vez, vendo pela primeira vez”, em referência aos microfones.

publicidade

Já a frase “aqui para descobrir e aqui para explorar”, é uma menção aos objetivos científicos da missão, que incluem a busca por sinais de vida passada no planeta vermelho.

Os sons captados pelo Perseverance estão disponíveis no site da Nasa, em duas versões: uma original, que inclui o ruído do equipamento do rover, e outra filtrada, com apenas o som do vento.