O isolamento social é a melhor maneira para evitar a contaminação pelo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, essa maneira de prevenção gerou diversas consequências, como o fechamento de escolas em todo o mundo. Os alunos passaram para modalidade de ensino à distância, muitos desses ainda possuem dificuldade de aprender online e desconhecem as extensões do Google Chrome que podem facilitar a rotina de estudos.
A internet está presente na vida dos estudantes há muito tempo, mas nunca de uma maneira tão predominante quanto a atual. Os alunos além de pesquisar coisas, agora dependem da conexão para assistir as aulas ao vivo ou gravadas, para realizar exercícios e trabalhos, para participar de grupos de estudos e etc.
Algumas escolas já voltaram a receber os alunos presencialmente, porém, a maior parte funciona por meio de rodízio e os alunos continuam com as aulas online. E, pensando em facilitar essa rotina de estudos, decidimos listar algumas extensões do Google Chrome que visam ajudar os estudantes. Confira!
O Google Chrome é um dos navegadores mais usados no mundo. Imagem: Shutterstock
Google Dictionary
Oferecida pelo próprio Google, a plataforma exibe de maneira simples e rápida a definição das palavras, com intuito de ampliar o vocabulário do usuário e permitir o aprendizado da escrita correta das palavras.
Muitos alunos possuem dificuldade de se concentrar estudando online, pois se distraem com outros sites, como as redes sociais. Com intuito de sanar esse problema, o StayFocusd estabele um tempo específico para o acesso a determinados sites, bloqueando o acesso após o fim do tempo estabelecido.
A extensão do Google bloqueia sites durante um tempo determinado. Imagem: Divulgação
O aplicativo do Google é extremamente conhecido, porém, a extensão para navegador é um pouco menos famosa. Através dela é possível traduzir páginas inteiras ou partes de alguns textos na web com apenas um clique. Também é possível definir a tradução automática.
A extensão funciona como uma espécie de agenda, facilitando a organização de anotações. A plataforma permite que os usuários salvem as páginas necessárias em sua conta Evertone, facilitando a maneira como os usuários encontrem os sites ou anotações.
Sincronizada com o Google Drive, a ferramenta permite que os usuários editem ou criem anotações personalizadas em documentos fechados que foram salvos em PDF.
A ferramenta permite edição em documentos salvos em PDF. Imagem: Divulgação
Ideal para quem assiste vídeos aulas no Youtube, a ferramenta permite que os usuários bloqueiem os anúncios que aparecem na plataforma de vídeos, evitando as interrupções frequentes.
Famosa entre alunos que estão envolvidos em grandes projetos, como TCC (trabalho de conclusão de curso), o Todoist visa organizar as ideias desde a concepção até sua conclusão. É possível criar listas de tarefas que devem ser feitas e até salvar páginas que precisam ser acessadas.
A ferramenta permite a criação de listas de tarefa. Imagem: Divulgação
Outro aplicativo voltado para organização de tarefas, o Wunderlist permite o gerenciamento de compromissos de maneira simples e envia notificações na área de trabalho para evitar a perda de prazos.
Além do aplicativo para smartphone, a ferramenta possui uma extensão que permite o acesso a páginas da internet offline. Basta que os usuários gravem os sites que querem ler em outro momento.
Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.