Como quase todas as redes sociais, o Facebook tem uma política específica para regular os conteúdos publicados.

E quem desrespeitar as regras pode sofrer punições simples, como ter o post apagado, ou até um processo jurídico — em casos mais graves.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre o que realmente pode ou não ser publicado na rede social de Mark Zuckerberg.

Qualquer publicação de ameaça real ou incitação à violência é proibida. Inclusive, esse foi um dos motivos para que a plataforma excluísse 790 grupos do QAnon no episódio do ataque ao Congresso norte-americano.

publicidade

Imagens com nudez ou atividade sexual são restritas porque algumas pessoas são sensíveis a esse conteúdo. No entanto, as políticas a respeito da nudez se tornaram mais flexíveis ao longo dos anos.

Há ainda o discurso de ódio, entendido pelo Facebook como qualquer “ataque direto a pessoas com base no que chamamos de características protegidas: raça, etnia, nacionalidade, religião orientação sexual, casta, sexo, gênero, identidade de gênero e doença grave ou deficiência”.

Outros exemplos de conteúdos passíveis de punição são os ligados a suicídio, fake news e venda de animais. No site do Olhar Digital, você encontra a lista completa de temas que podem render punições por parte do Facebook.