EnglishPortugueseSpanish

Março é conhecido por ser o mês em que o verão acaba e por ser bastante chuvoso e, neste ano, o mês não começou diferente, já que os principais sites de meteorologia preveem chuvas fortes para diversas regiões do Brasil. As tempestades de verão estão fortemente presentes no final do primeiro trimestre do ano e podem causar diversos problemas que podem ocasionar mortes como enchentes, deslizamentos e quedas de árvore. Para evitar isso, a Defesa Civil Nacional possui um sistema de alertas via SMS.

O órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) utiliza o sistema de mensagens de texto para enviar alertas de possíveis desastres sem necessitar do uso da internet. A iniciativa foi inspirada em um sistema criado no Japão em 2007, para evitar os desastres naturais como terremotos, furacões e tsunamis, que atingem frequentemente o país.

publicidade
Defesa Civil Nacional emite alertas sobre situações de risco. Imagem: Agência Nacional

De acordo com a secretaria Nacional de Defesa Civil, até janeiro de 2020, mais de 6 milhões de brasileiros haviam feito o cadastro no programa de alertas. Porém, muitos brasileiros ainda não conhecem o serviço oferecido pelo órgão nacional.

Para realizar o cadastro no sistema da Defesa Civil Nacional basta enviar um SMS com o CEP (código de endereçamento postal) da sua residência para o número 40199. Logo em seguida o usuário receberá uma confirmação de solicitação.

O serviço permite que o usuário cadastre diferentes CEPs, também é possível enviar a palavra “Consultar” a fim de verificar a situação de determinada localidade. Para desativar os alertas da Defesa Civil basta enviar a palavra “Sair” seguido do CEP que deseja que as informações sejam canceladas.

Pronto! Agora você não precisa mais se preocupar com as tempestades de verão que são comuns em março.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!