Vazamento compromete dados de 21 milhões de usuários de VPNs

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 01/03/2021 21h54
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um fórum de hackers está negociando informações supostamente extraídas de três bancos de dados. No total, os números apontam para mais de 21 milhões de usuários afetados.

O vazamento inclui credenciais de usuários e até os dados dos aparelhos Android utilizados para acessar três serviços de VPNs: a SuperVPN, GeckoVPN e a ChatVPN.

A SuperVPN, segundo a loja Google Play, é uma das mais populares. O aplicativo tem mais de 100 milhões de downloads. Já a GeckoVPN, tem 10 milhões de instalações, seguida pela ChatVPN, com 50 mil ativações.

O autor da postagem está vendendo três arquivos diferentes com uma variedade de dados, como nome de usuário, nome completo, país, senhas geradas aleatoriamente e até os dados de pagamento.

Segundo a Cybernews, informações dos celulares dos usuários também vazaram. Os dados incluem números de série dos dispositivos, a fabricante e os códigos de identificação dos aparelhos.

Com essas informações confidenciais em mãos, os golpistas podem realizar uma série de atividades maliciosas.

Um exemplo são os ataques “man-in-the-middle” – quando dados trocados entre duas partes são interceptados, registrados e alterados sem que as vítimas percebam.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital