A Samsung anunciou nesta terça-feira (02) sua linha 2021 de TVs e monitores. O principal destaque fica para a chegada da tecnologia MicroLED ao consumidor final: ela promete os benefícios das TVs OLED, como pretos perfeitos e cores vibrantes, sem desvantagens como burn-in (“marcas” na tela, causadas pela exibição de imagens repetitivas) ou desgaste do painel ao longo do tempo, que pode “desbotar” a imagem.
As TVs MicroLED estarão disponíveis no mercado global a partir do fim de março, nos tamanhos de 110 e 99 polegadas. Um modelo de 88″ será introduzido no segundo semestre, e outro de 76″ está previsto para o futuro. Todos são equipados com a tecnologia 4Vue, que permite dividir a tela e assistir até 4 fontes de conteúdo ao mesmo tempo.
Outra tecnologia da Samsung, a QLED (nome da empresa para as telas baseadas em pontos quânticos), está ganhando um upgrade. As TVs Neo QLED prometem pretos profundos, imagens vibrantes e um sistema de upscaling “mais inteligente do que qualquer TV da Samsung já ofereceu”, graças ao processador Neo Quantum.
A fabricante destaca que os recursos da TVs Neo QLED, como atualização da tela a 120 Hz, resolução 4K e tempo de resposta de apenas 5,8 ms e suporte à tecnologia AMD FreeSync Premium Pro a tornam uma “companhia fenomenal” para um console de nova geração como o Xbox Series X, da qual é parceira oficial nos EUA e Canadá.
As Neo QLED também tem integração com o serviço Samsung Health. Com uma câmera opcional, vendida separadamente, a TV se torna capaz de analisar a postura do usuário e determinar se ele está seguindo corretamente os exercícios mostrados na tela.
A linha Neo QLED estará disponível em telas 8K (modelos QN800A and QN900A) com tamanho de 65″, 75″ e 85″, e também em telas 4K (QN90A and QN85A), com telas a partir de 50″.
Monitores para trabalhar e para jogar
Entre os monitores, o principal destaque é o Smart Monitor, que segundo a fabricante une “o melhor de um monitor e uma TV”. O aparelho tem suporte a Wi-Fi, Bluetooth, DeX sem fios e Apple AirPlay 2, permitindo que os consumidores “trabalhem de qualquer lugar sem precisar se conectar a um PC”. É possível, por exemplo, transmitir conteúdo de um iPhone, iPad ou Mac para o monitor, ou ativar o modo DeX em um smartphone compatível, sem usar cabos.
Já o monitor gamer Odyssey G9 está ganhando um upgrade com uma tela “Quantum MiniLED” (uma tela LCD iluminada por milhares de pequenos LEDs brancos, não confunda com microLED) e recursos “premium” para os jogadores.
Segundo a Samsung, TVs Neo QLED devem chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Já os aparelhos com a tecnologia MicroLED devem chegar no segundo semestre.