A Samsung anunciou nesta terça-feira (02) sua linha 2021 de TVs e monitores. O principal destaque fica para a chegada da tecnologia MicroLED ao consumidor final: ela promete os benefícios das TVs OLED, como pretos perfeitos e cores vibrantes, sem desvantagens como burn-in (“marcas” na tela, causadas pela exibição de imagens repetitivas) ou desgaste do painel ao longo do tempo, que pode “desbotar” a imagem.

As TVs MicroLED estarão disponíveis no mercado global a partir do fim de março, nos tamanhos de 110 e 99 polegadas. Um modelo de 88″ será introduzido no segundo semestre, e outro de 76″ está previsto para o futuro. Todos são equipados com a tecnologia 4Vue, que permite dividir a tela e assistir até 4 fontes de conteúdo ao mesmo tempo.

publicidade

Outra tecnologia da Samsung, a QLED (nome da empresa para as telas baseadas em pontos quânticos), está ganhando um upgrade. As TVs Neo QLED prometem pretos profundos, imagens vibrantes e um sistema de upscaling “mais inteligente do que qualquer TV da Samsung já ofereceu”, graças ao processador Neo Quantum. 

TV Neo QLED 8K Samsung
TVs Neo QLED 8K estarão disponíveis com telas de 65″, 75″ e 80″. Imagem: Samsung

A fabricante destaca que os recursos da TVs Neo QLED, como atualização da tela a 120 Hz, resolução 4K e tempo de resposta de apenas 5,8 ms e suporte à tecnologia AMD FreeSync Premium Pro a tornam uma “companhia fenomenal” para um console de nova geração como o Xbox Series X, da qual é parceira oficial nos EUA e Canadá.

publicidade

As Neo QLED também tem integração com o serviço Samsung Health. Com uma câmera opcional, vendida separadamente, a TV se torna capaz de analisar a postura do usuário e determinar se ele está seguindo corretamente os exercícios mostrados na tela. 

A linha Neo QLED estará disponível em telas 8K (modelos QN800A and QN900A) com tamanho de 65″, 75″ e 85″, e também em telas 4K (QN90A and QN85A), com telas a partir de 50″.

publicidade

Monitores para trabalhar e para jogar

Entre os monitores, o principal destaque é o Smart Monitor, que segundo a fabricante une “o melhor de um monitor e uma TV”. O aparelho tem suporte a Wi-Fi, Bluetooth, DeX sem fios e Apple AirPlay 2, permitindo que os consumidores “trabalhem de qualquer lugar sem precisar se conectar a um PC”. É possível, por exemplo, transmitir conteúdo de um iPhone, iPad ou Mac para o monitor, ou ativar o modo DeX em um smartphone compatível, sem usar cabos.

Já o monitor gamer Odyssey G9 está ganhando um upgrade com uma tela “Quantum MiniLED” (uma tela LCD iluminada por milhares de pequenos LEDs brancos, não confunda com microLED) e recursos “premium” para os jogadores. 

publicidade

Segundo a Samsung, TVs Neo QLED devem chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Já os aparelhos com a tecnologia MicroLED devem chegar no segundo semestre.