Ao pousar em Marte, em 18 de fevereiro, o rover Perseverance não estava sozinho: ele foi acompanhado de 10 milhões e 900 mil pessoas! Ou pelo menos pelos nomes delas. A Nasa coletou os dados durante o ano de 2019. Os nomes foram gravados em três pastilhas de silício, montadas em uma placa no corpo do robô.

Agora, se você não foi a Marte com o Perseverance, tem mais uma chance de embarcar. A Nasa reabriu o site “Send your name to Mars”, e está recebendo nomes que serão embarcados em uma futura missão.

Infelizmente, o site não diz qual será esta missão.

É provável que seja a “Mars Sample Return“, que vai coletar amostras do solo marciano. O plano é lançar a espaçonave em 2026, com pouso em 2028 e retornar com as amostras em 2031. Mas essas datas, ainda estão sujeitas a mudanças.

publicidade

Para se registrar, basta digitar no site seu nome, sobrenome, país, CEP e endereço de e-mail. Você receberá um “bilhete de embarque” simbolizando a participação na missão. Recomendamos que você anote os dados que usou, já que você precisa deles se quiser recuperar uma cópia do bilhete no futuro.

A Nasa garante que a lista de nomes não será compartilhada publicamente. Se quiser “conferir” se seu nome está mesmo em Marte, você terá de arranjar um jeito de ir até lá. Quem sabe a bordo da Starship da SpaceX?