O Brasil ainda deve levar mais de um ano para atingir a imunidade de rebanho da Covid 19. Estimativas da consultoria Airfinity avaliam que o país só vai concluir a vacinação de 75 por cento da população em abril de 2022.

Se os acordos fechados pelo governo federal com farmacêuticas e a capacidade nacional de produção de imunizante contra a Covid-19 forem cumpridos, o Brasil vai concluir a vacinação de profissionais de saúde e grupos de risco até o começo de agosto deste ano. Isso quer dizer que mesmo essas pessoas ainda vão esperar quatro meses pela vacina no pior momento da crise sanitária no país.

publicidade

Outras nações devem atingir a imunização de rebanho meses antes do Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, pode concluir a vacinação dos grupos prioritários até o fim de abril. A imunização de 75% da população americana está prevista para agosto deste ano!

No Reino Unido, a imunidade de rebanho pode ser atingida também na última semana de agosto. O Japão, sede da Olimpíada, deve chegar lá em outubro deste ano.

A China só vai conquistar a imunidade de rebanho em junho de 2022, portanto depois do Brasil. Mas temos que lembrar que o país asiático tem quase seis vezes mais habitantes que a gente.