Ficção ou realidade? Físicos teóricos querem construir “buraco de minhoca” para viagens interestelares

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 10/03/2021 22h24
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dois grupos diferentes de físicos teóricos propuseram novas hipóteses para construir buracos de minhoca seguros para humanos, e que permitiriam viagens entre diferentes pontos do universo em alta velocidade.

Estes portais interdimensionais são amplamente utilizados em histórias de ficção científica, principalmente em peças que envolvam expedições espaciais, porém, ainda não se sabe se eles realmente existem.

Além disso, as teorias propostas possuem uma série de problemas em potencial, como o colapso gravitacional. Isso significa que, caso existissem, os buracos de minhoca seriam atrapalhados por qualquer matéria convencional.

Outro problema dos buracos de minhoca “seguros para humanos” é que se eles realmente existam, seriam de tamanho microscópico, o que tornaria impossível a travessia por seres humanos.

Uma outra hipótese foi proposta em um artigo separado, mas também apresenta um problema fundamental. Apenas o viajante perceberia a passagem do tempo. Do lado de fora do portal, milhares de anos estariam passando, e a viagem não teria nem terminado….

Pelo jeito, vai demorar muito para a ficção virar realidade…

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital