Câmera de Tesla registra tentativa de roubo à mão armada

Ladrão chegou a disparar contra o automóvel, um Model 3, mas motorista fugiu e escapou do crime. Criminoso agora está foragido
Por Rafael Arbulu, editado por Renato Mota 11/03/2021 12h51
Imagem mostra a frente de um Model 3, automóvel elétrico fabricado pela Tesla
Imagem: canadianPhotographer56/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma tentativa de roubo de carro à mão armada foi capturada pela câmera de um Tesla, com o vídeo do crime publicado no Twitter pelo dono do automóvel. Draper Younce, um oficial da Marinha dos Estados Unidos, estava estacionado em uma rua, aguardando um amigo para quem daria carona, quando um homem se aproximou, lhe apontou a arma e disse para sair do veículo, um Model 3.

Ao invés de obedecê-lo, Younce se abaixou e pisou no acelerador, fazendo com que o suspeito disparasse sua arma. O tiro errou a vítima por pouco, e a bala ficou alojada no pilar B do Model 3 – localizado entre as janelas dianteira e traseira do veículo. Segundo Younce, o assaltante não conseguiu abrir o carro sozinho, já que as maçanetas usadas pela Tesla em seus automóveis são diferentes daquelas presentes nos carros comuns.

Leia mais

Segundo o relato do próprio Younce: “A primeira coisa que percebi foi a forma como ele se aproximou da porta. As maçanetas da Tesla são meio chatas de entender na primeira tentativa. O assaltante estava segurando a arma com a mão direita, ele se aproxima da porta e, quando falha completamente no manuseio dela, ele olha para baixo por um milésimo de segundo. Normalmente, o cano da arma segue a direção dos olhos e, por um breve momento, ele não mais a apontava para o meu rosto. Eu agi. Pisei no acelerador o mais forte que pude, me abaixei e me deitei para a direita, agarrei o volante e virei, então escapei”.

Em seu tuíte, Younce ainda cita o CEO da Tesla, Elon Musk, explicando que já viu testes do Model 3 onde o carro resistiu a tiros à queima-roupa, o que, pelas fotos publicadas por ele, não foi o caso com o seu. Younce pediu por uma troca, mas não é possível afirmar se o pedido foi genuíno ou se foi algo dito em um momento de raiva. “Quinze anos como militar, com oito em combate, e a primeira vez que atiram em mim é nos EUA”, ele disse.

Uma câmera de um Tesla Model 3: acessório vem equipado de fábrica, conta com uma versão interna e é conhecida por evitar acidentes, roubos e golpes. Imagem: Carl Johan Sveningsson/Wikimedia Commons
Uma câmera de um Tesla Model 3: acessório vem equipado de fábrica, conta com uma versão interna e é conhecida por evitar acidentes, roubos e golpes. Imagem: Carl Johan Sveningsson/Wikimedia Commons

Não é a primeira vez que um crime é evitado graças à câmera de um Tesla: a tecnologia é integrada aos veículos desde a fábrica, e já capturaram situações de batidas e fugas, ajudando as autoridades a capturarem suspeitos de crime em diversas ocasiões.

No caso presente, o suspeito acabou fugindo, mas Younce abriu uma página de financiamento coletivo para oferecer uma recompensa por qualquer informação que leve à sua captura.

Fonte: Electrek

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital