Marte: rover Perseverance ajuda a descobrir onde foi parar a água que existia no planeta vermelho

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 18/03/2021 20h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É praticamente consenso que Marte já teve água corrente e também represada, com lagos, geleiras e piscinas naturais. Mas esse deve ter sido o cenário há alguns bilhões de anos atrás. A conclusão se dá com base em evidências encontradas na superfície do Planeta Vermelho.

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia acreditam que até 99 por cento da água que existia na superfície agora se encontra presa dentro de minerais da crosta marciana.

Segundo a equipe, há quatro bilhões de anos, Marte tinha um volume de água equivalente à metade do Oceano Atlântico. Mas toda essa água sumiu em um bilhão de anos e o planeta ficou tão seco quanto ele é hoje.

A análise química da superfície marciana indica que pouca quantidade de água se evaporou por causa da fraca gravidade do planeta. Então, resta descobrir onde ela foi parar. Quem sabe a Perseverance encontra alguma fonte por lá? Vamos torcer!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital