Tem gente de olho: o Brasil foi o segundo país a sofrer mais com a espionagem digital em 2020

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 18/03/2021 20h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A espionagem de celulares e computadores continua em alta no Brasil. Um novo levantamento da Kaspersky mostrou que os brasileiros estão em segundo lugar no ranking global de vítimas de stalkerware, nome dado a programas espiões.

Segundo dados da empresa de segurança digital, em 2020 mais de 6,5 mil usuários no país foram vigiados por esses malwares. Isso representa cerca de 12% do total de ataques no mundo. O Brasil ficou apenas atrás da Rússia, que teve mais de 12,3 mil casos.

De acordo com a organização Coalition Against Stalkerware, esses programas são muito usados, como forma de perseguição e ciberviolência entre casais – e as maiores vítimas são as mulheres.

Caso você suspeite que um programa do tipo esteja instalado em seu dispositivo acesse olhardigital.com.br e confira algumas dicas sobre o que fazer antes de remover stalkerwares do aparelho.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital