Hacker na cadeia: PF prende cibercriminoso que queria vender dados de 223 milhões de brasileiros

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 19/03/2021 20h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Agentes da Polícia Federal fizeram a prisão preventiva nesta sexta feira em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. O suspeito, conhecido como “Vanda The God” estava sendo monitorado na operação Deepwater, que cumpriu outros quatro mandados de busca e apreensão. Os policiais recolheram documentos e computadores na casa do suspeito de ter vazado dados de 223 milhões de brasileiros nascidos até 2019. Além disso, dados de CNPJ e de veículos foram identificados. Entre eles, estão inclusos nome, data de nascimento, endereço, foto, pontuação de crédito, renda, imposto de renda de pessoa física, dados de telefone e outros.

Os cibercriminosos divulgaram, gratuitamente, parte dos dados sigilosos em algumas redes sociais. Mas a maior parte poderia ser comprada, e paga em criptomoedas.

A Polícia suspeita de que autoridades públicas façam parte dos alvos dos cibercriminosos. O hacker confirmou essa suspeita. Ele afirmou que invadiu o centro de dados de uma empresa privada que está ligada ao governo.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital