Agentes da Polícia Federal fizeram a prisão preventiva nesta sexta feira em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. O suspeito, conhecido como “Vanda The God” estava sendo monitorado na operação Deepwater, que cumpriu outros quatro mandados de busca e apreensão. Os policiais recolheram documentos e computadores na casa do suspeito de ter vazado dados de 223 milhões de brasileiros nascidos até 2019. Além disso, dados de CNPJ e de veículos foram identificados. Entre eles, estão inclusos nome, data de nascimento, endereço, foto, pontuação de crédito, renda, imposto de renda de pessoa física, dados de telefone e outros.

Os cibercriminosos divulgaram, gratuitamente, parte dos dados sigilosos em algumas redes sociais. Mas a maior parte poderia ser comprada, e paga em criptomoedas.

A Polícia suspeita de que autoridades públicas façam parte dos alvos dos cibercriminosos. O hacker confirmou essa suspeita. Ele afirmou que invadiu o centro de dados de uma empresa privada que está ligada ao governo.