Usando tecnologia da Nasa, uma startup chamada Smart Tire Company está desenvolvendo pneus com elasticidade da borracha, força de titânio, que não têm ar e que não furam! Batizado de Metl, o produto terá material usado nas sondas da agência espacial e será, além de mais resistente, sustentável.

Segundo o CEO da startup, Earl Cole, os pneus são feitos com um material chamado NiTinol+, que retêm memória da sua forma original e não precisam de ar, evitando assim que tenham de ser cheios recorrentemente e os incômodos causados por furos. Além disso a resistência prolongada do produto para bicicletas permite utilizá-los de forma contínua e contribui também para a redução do desperdício de borracha.

Tecnologia de pneus sem ar da NASA a caminho das bicicletas. Imagem: Smart Tire Company/Divulgação
Tecnologia de pneus sem ar da NASA a caminho das bicicletas. Imagem: Smart Tire Company/Divulgação

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Nasa e com a empresa de micromobilidade Spin, que faz parte da montadora Ford. Questionada se os pneus sem ar e que não furam podem chegar a carros e outros veículos de quatro rodas, a startup afirma que a estratégia inicial de lançar a bicicleta é justamente testar o produto para que, futuramente, esteja presente em automóveis e em motocicletas.

“Sabemos que estamos a poucos anos de um produto que está pronto para revolucionar toda a indústria automotiva, em escala global”, garante o CEO da Smart Tire Company.

publicidade

Leia mais:

A expetativa da empresa é começar a vender os pneus Metl nas cores dourado, prata e azul metálico a partir de 2022, mas não quis abrir os preços médios do produto.

Fonte: engadget

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!