Nesta terça feira, Elon Musk publicou um twitter ousado: ele disse acreditar que conseguirá pousar a nave estelar Starship em Marte “bem antes de 2030”.

O tweet foi uma resposta a um tópico no microblog sobre líderes europeus estarem receosos com o fato dos lançamentos cada vez mais “econômicos” da SpaceX. Caso a tendência continue, o lançamento de foguetes europeus pode se tornar inviável.

publicidade

Musk acredita que a inviabilidade se dará porque os foguetes da Agência Espacial Europeia, como o Ariane 6 e o Vega-C, ambos com estreia prevista para 2022, não são totalmente reutilizáveis, o que torna os custos muito mais altos.

A empresa vem conseguindo avançar nos esforços de estabelecer a Starship como uma nave de carga plenamente confiável, mesmo que ainda não tenha conseguido pousar nenhum protótipo com sucesso.

publicidade

Atualmente, a SpaceX planeja fazer uma viagem tripulada ao redor da Lua, com o bilionário japonês Yusaku Maezawa a bordo, em 2023. Já a primeira viagem à Marte está prevista para 2027, mas essa deve ser feita sem passageiros…